quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Goalball: Entrevista com Paulo Fernandes: "Temos uma selecção com um misto de experiência e poder físico"


Foto:ANDDVIS
Com apenas 30 anos, Paulo Fernandes é o timoneiro da selecção nacional de Goalball que, entre hoje, 4, e 9 de Setembro irá participar no Campeonato da Europa, divisão C, em Worcester, Inglaterra. A circunstância não é inusitada somente pela tenra idade do técnico, mas também pelo percurso que o trouxe até à elite da modalidade.


Afinal, não é todos os dias que ouvimos uma inconfidência tão sui generis, dita sem complexos. “A minha mulher realizou um curso de árbitros de goalball, depois entretanto convidou-me para ir às jornadas e eu acabei por começar a apitar também, porque eram necessários árbitros na altura”.
   

Esta é aliás a toada dos 15 minutos de conversa com Paulo Fernandes. Taxativo e perspicaz, conta-nos como transitou da arbitragem para as funções de treinador da equipa das quinas em 2006, projeto abruptamente interrompido pela conjuntura agreste e inveterada da falta de apoios estatais ao desporto adaptado. Em 2007, retoma “com outro colega, José Luís” as rédeas da selecção, integrando como adjunto o staff, no Europeu de 2009, naquela que foi a participação de estreia do Goalball luso na mais importante prova continental.

2 anos volvidos e novo revés: Portugal viu gorada a hipótese de ir ao Campeonato da Europa 2011. “Não tivemos apoio do IDP, do INR, da Federação. Não desistimos, continuamos a trabalhar para preparar a selecção nacional para participar no Europeu de 2013”. Os frutos estão à vista e será a Universidade de Worcester a arena onde Portugal pode materializar o sonho da subida ao Grupo B, 2º escalão da modalidade.

“Temos uma selecção com um misto de experiência e poder físico”

Porém, desde 2011, a conjuntura económica degradou-se vertiginosamente, tornando ainda mais notável esboçar um desfecho de sucesso. O que mudou então? “Foram-se criando alguns dos elementos necessários para que pudéssemos ter mais apoio, nomeadamente na Anddvis, na estrutura humana. Agora já temos a parte do marketing, de divulgação da modalidade”, somando-se um aumento substancial das indispensáveis estruturas físicas para a prática do Goalball, “que a este nível é obrigatório, para termos objectivos mais elevados”, sublinha.

Foto: ANDDVIS
Paulo Fernandes elenca Rússia, Itália, Bulgária (despromovidos do Grupo B), Holanda e a anfitriã Grã-Bretanha como selecções a temer, mas não se coíbe de integrar no lote de favoritos a equipa portuguesa, nada aquém do mais alto nível, como se constatou em torneios internacionais recentes. “Apercebemo-nos que o nosso nível não está assim tão mau. Temos material em termos humanos para conseguirmos alcançar bons resultados”. Para tal, muito terá contribuído a restruturação que tem vindo a ser operada desde a época 2009/2010.

“Aproveitamos uma espinha dorsal que existia na altura com atletas com mais idade e pegámos nos atletas mais novos que surgiram. Hoje temos uma selecção com um misto de experiência e poder físico. Estão entre os melhores a nível europeu, e se trabalharem, poderão estar mesmo entre os melhores a nível mundial”, afiança convicto.

A consumação da viragem do Goalball nacional começa a escrever-se, na quinta-feira, às 16h, frente à Grécia. O primeiro passo de muitos, quiçá o derradeiro seja o Rio 2016, meta que implicaria o posicionamento de Portugal entre as 4 melhores nações europeias (do Grupo A). “Não será com certeza fácil, mas não deixa de sair dos nossos sonhos. Temos essa ambição”.

Comitiva portuguesa

Atletas

João Mota, Ruben Portinha e Hadiley Sacramento (CAC Pontinha), Márcio Carneiro (ACAPO-DL), João Pereira, Nuno Antunes (UCAS)

Treinador: Paulo Fernandes Treinador Adjunto: João Vaz

CALENDÁRIO – JOGOS DE PORTUGAL:

5 de Setembro – quinta-feira:

16:00h – Portugal vs Grécia

20:00h – Bulgária vs Portugal

Dia 6 – sexta-feira

13:00h – Portugal vs Croácia

17:00h – Rússia vs Portugal

Dia 7 – sábado

10:00h – Portugal vs Holanda

13:00h – Portugal vs Azerbeijão

17:00h – Grã-Bretanha vs Portugal

Dia 8 – domingo

12:30h – Portugal vs Itália

Países participantes

Portugal, Grã-Bretanha, Azerbeijão, Rússia, Bulgária, Grécia, Croácia, Holanda e Itália

INFORMAÇÃO EM:

- ANDDVIS - Associação Nacional de Desporto para Pessoas com deficiência visual - http://www.anddvis.org.pt


- Página Selecçãohttp://www.anddvis.org.pt/selecao/


- IBSA - International Blind Sports Federation - http://www.ibsasport.org

Sem comentários:

Enviar um comentário