quinta-feira, 7 de março de 2013

Manuela Ralha, a atleta que "aperta" os políticos nas horas vagas


Perfil

Nome: Manuela Ralha
Idade: 46 anos
Clubes que representou: Mithós-Histórias Exemplares
Ano de iniciação: 2012
Patologia: Lesão medular traumática - Paraplegia
Ídolos: O pai
Provas predilectas: Não tem
Distinções: Agraciada com o Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira





De megafone em riste, senhora de si, Manuela Ralha esbanja força, daquela que não está gasta e mordisca quem esquece a igualdade. Vai à luta no movimento “(d)Eficientes Indignados”, um fenómeno sem precedentes na chamada de atenção para os obstáculos enfrentados pela pessoa com deficiência; na associação de apoio à multideficiência “Mithós – Histórias exemplares”, que actualmente preside; vai à luta na vida.

Mãe de 4 filhos, 2 biológicos, 2 do marido, Rui, mas todos – nas suas palavras – “do coração”, descortinou tempo onde ele raramente existe numa “rotina complicada e cansativa” para se dedicar à natação. Antes de contrair a lesão, praticava Body Combat e Dança. Em adolescente, além da dança, fez Judo e Muay Thai, e, ainda petiz, Ballet, Ginástica Desportiva, Rítmica (federada) e Natação.


“Para mim a natação é catártica”

Sem nunca ter equacionado voltar ao desporto desde o acidente que a colocou numa cadeira de rodas, em 2004, a campeã nacional dos 50, 100 e 400 metros livres, e 50 e 100 metros costas, da classe S7*, conta como surgiu a possibilidade. “Ao ver as fotos de um Encontro dos Campeões da Mithós vi que era uma amiga minha, professora de natação, a Susana Ferreira, que estava a fazer as adaptações ao meio aquático. Falei com ela e fez-me o desafio de voltar a praticar desporto”.

Mas se o regresso às piscinas é recente, a relação com a água tem barbas. Do pai, campeão nacional de natação, ao avô paterno que a ensinou a esboçar as primeiras braçadas, a água é sem dúvida o seu elemento. “Sempre tive uma paixão imensa pela água, pelo mar, por nadar. Sempre senti uma liberdade sem igual dentro de água, mesmo antes do meu acidente. Para mim a natação é catártica”, frisa.

A alvorada para a atleta da Mithós dá-se quando o ponteiro bate nas 6 h, “para fazer pequenos-almoços e almoços para a escola”. Somam-se outras tarefas diárias, a presidência da associação, os encargos com o movimento (d)Eficientes Indignados. “Há muita gente que me procura para pedir esclarecimentos no âmbito da acção social e do ensino especial, para além das Ajudas Técnicas e dos produtos de apoio”. E, claro, a ida até à piscina. Actualmente não exerce a sua profissão, professora de música, devido a um processo de pedido de indemnização contra a seguradora, na sequência do acidente. 

“Um atleta não pode treinar só ao fim do dia”

O treino, e a equipa, revestem-se de uma particularidade. “Faço-o sozinha, com o plano de treino enviado pela treinadora. É voluntária e tem um horário difícil, porque dá aulas numa escola secundária; temos atletas de muitos sítios do país, que treinam nas piscinas das suas localidades com voluntários”, explica.  Juntam-se uma vez por mês para limar arestas e reavaliar o plano de treino.

Mas ao desporto adaptado faltam apoios. “Não conseguimos bons resultados enquanto não perceberem que um atleta não pode treinar só ao fim do dia porque tem de trabalhar para se sustentar, ou quando só existe sítio para treinar a imensos km de distância de sua casa, sendo ele dependente”.

Ao tom moderado sucedem-se críticas mais abrasivas. “É indigno os atletas paralímpicos ainda não terem recebido a totalidade das bolsas de preparação para Londres 2012, para já não falar do valor das mesmas”, contesta. A atleta vila-franquense adverte para o investimento realizado por outros países, no desporto adaptado, cujos dividendos estão à vista, pois empenho e esforço “não chega”.

Activismo pela pessoa com deficiência

Os ecos do movimento “(d)Eficientes Indignados” estremeceram a classe política para debater os problemas com que se depara a pessoa com deficiência na sociedade portuguesa, conferindo-lhe uma “visibilidade inédita”. “Pela primeira vez na nossa história, os ‘deficientes’ ‘atreveram-se’ a fazer uma vigília e a passar horas em frente à Assembleia”, realça Manuela Ralha.

“Somente o PSD não nos recebeu”

O ‘troco’ dos protestos foram as melhorias na “área das Ajudas Técnicas/Produtos de Apoio” e o recuo do Governo “em algumas posições”, face a reivindicações sempre mediadas pelo diálogo. “Não somos arruaceiros, estamos sempre prontos a dialogar, como fizemos tanto na Vigília da Assembleia, com o Secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, como agora, na Manifestação de dia 7 de Fevereiro, com quem nos recebeu, a assessora do Ministro das Finanças, Dra Raquel Sabino Pereira”. 

Além disso, as reclamações foram incorporadas nas propostas de alteração ao Orçamento de Estado d’Os Verdes, PCP e Bloco de Esquerda. “Somente o PSD não nos recebeu”, confidencia a atleta. Infelizmente não passaram da intenção, tendo sido chumbadas.

No capítulo da defesa dos direitos da pessoa com deficiência, o histórico de Manuela Ralha precede em muito os “(d)Eficientes Indignados”. É algo que lhe provém “da educação e dos genes”. A carreira enquanto autarca foi pautada pelo envolvimento nas questões da saúde, acessibilidade e acção social, “chegando mesmo a pagar medicamentos do meu bolso”, acrescenta.

Entre várias conquistas, esteve na génese do então Rendimento Mínimo Garantido, integrou a equipa responsável pela criação do serviço de Cuidados Continuados de Vila Franca de Xira, das primeiras Comissões de Protecção de Menores e empenhou-se na anulação das barreiras arquitectónicas. Levou “ao limite” os cargos desempenhados em prol dos outros até à desencorajadora conclusão: “Percebi com esses anos na política que não era por aí que conseguia mudar o mundo dessas pessoas”.

Voz – mais do que – autorizada para falar de deficiência, Manuela elenca como problemas nucleares a falta de acessibilidade, o desemprego, estimando-se que  apenas 1 em cada 10 pessoas com deficiência tenha emprego, as dificuldades no acesso à saúde “e à própria sexualidade” e o valor irrisório das pensões sociais. Acresce uma deficiência estrutural: a ausência de personalização no ensino, expressa “na institucionalização das crianças com NEE, de professores do Ensino Especial e de auxiliares”, assim como na realização de exames iguais aos outros alunos por parte dos alunos com NEE.

Mithós - Histórias Exemplares

O envolvimento na “Mithós” é outra das facetas da militância inabalável de Manuela Ralha. Nasceu “Mithós Núcleo do Ribatejo da ASBHIP” pela mão de um grupo de pais e amigos de crianças e jovens com Spina Bífida. Converteu-se em “Mithós – Histórias Exemplares” e numa associação de apoio à multideficiência com a entrada da atleta, agora presidente, em 2011.

Fundada no voluntariado dos seus colaboradores e dirigentes, a prática desportiva é uma das suas valências, “incentivada através do apoio à natação federada e da formação, pelos protocolos existentes com os clubes da região para a integração de pessoas com deficiência nas suas turmas, e de iniciativas como o Encontro dos Campeões, evento promovido pela Mithós desde 2007 e que conta já com 10 edições”.

O 11º Encontro dos Campeões, com o tema “Inclusão pelo Desporto”, está agendado para o próximo dia 10 de Março, domingo, onde se pretende divulgar e dar a hipótese de experimentar vários desportos, tais como a Canoagem, o Kayake polo, a Natação, o Rugby em cadeira de rodas, o Basquetebol em cadeira de rodas, o Boccia, o Goalball e o Vólei sentado. A iniciativa conta com o apoio de vários parceiros, entre os quais a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, da Federação Portuguesa de Rugby e da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. 

*S7 – designa o tipo de deficiência do atleta. Na natação, as classes de 1 a 10 correspondem a uma deficiência motora que é tanto mais grave quanto menor for o número. 

7 comentários:

  1. Muito obrigada por esta bela homenagem, Pedro. A luta não é só minha, é por todas as pessoas com deficiência e incapacidade e que não têm voz. Apenas faço a minha parte para tornar este um mundo mais justo e igualitário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MANUELA, I NEED TO TALK TO YOU VERY URGENTLY!!

      LOLACARVAJAL35@HOTMAIL.COM

      UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS LNOSTRUM
      ENCARNACAO, MAFRA

      VIOLATION OF RIGHTS OF PATIENTS AND PEOPLE WITH DISABILITY!!!

      I AM A C5 QUADRIPLEGIC.
      PLEASE WRITE TO ME!!

      Eliminar
  2. Linda entrevista estou muito orgolhoso da minha irma, por tudo o que ele lutou e luta. Tenho pena de nao estar presente, mas +sempre estarei orgulhoso por tudo o que saia desta mulher.
    Desculpem a falta de assentos mas o teclado eh ingles :) .
    Ass: Pedro Ralha

    ResponderEliminar
  3. A Manela é isso tudo e muito mais! É uma força da natureza, um exemplo de determinação a seguir, e todos os que a conhecem sabem disso.

    ResponderEliminar
  4. A Manela é tudo isso e muito mais! É uma força da natureza, um exemplo de determinação a seguir, e todos os que a conhecem sabem disso.
    (Kikas)

    ResponderEliminar
  5. Só de ver esta grande mulher em ação eu me canso.
    Adoro-te Manuela. Se mais uma mão cheia de gente tivesse a tua fibra, a nossa causa ganharia muito mais.
    Boa sorte para teus milhentos projetos.

    ResponderEliminar