terça-feira, 13 de novembro de 2012

Hugo Maia: entre o basket e as ondas


Nome: Hugo Maia
Idade: 34
Clubes que representou: APD-Sintra (1997-2010); GDD Alcoitão (2010 até ao ano presente)
Ano de iniciação no desporto: 1997
Patologia: Bi-amputação dos membros inferiores acima do joelho
Ídolos: Magic Jonhson, Tristan Knowles, Kelly Slater, Garret MacNamara e Jon Pollock 

Reconhecido por companheiros e adversários como um guerreiro dentro de campo, alguém que não dá um lance por perdido e se arrisca, além do aconselhável, para vencer. Falamos de Hugo Maia.

Competidor-nato, no basquetebol em cadeira de rodas, Hugo acumula vários títulos de campeão nacional pela APD Sintra e participações em Campeonatos da Europa, ao serviço da selecção portuguesa. Em 2011, o base-extremo do GDD Alcoitão não resistiu à possibilidade de experimentar uma nova modalidade, bem à medida da sua sede competitiva, o surf adaptado. “Quando fui ao evento Surf for All, surgiu o interesse da minha parte em explorar um pouco mais a modalidade já que adorei a experiência”, conta.

Daí a tornar-se surfista fiel foi um ápice. E se palavras fossem precisas... “Em cada momento que estou a dropar uma onda e a rasgar o mar com uma parede de água nas costas sinto-me ainda mais vivo e com uma dose de adrenalina brutal a percorrer-me as veias”.

Desejoso de, em colaboração com a Duckdive (escola de surf da praia do Castelo), tentar “evoluir a prática e as técnicas”, tendo em vista o desenvolvimento de “um quadro competitivo”, o atleta elenca pragmaticamente os requisitos indispensáveis para colher os encantos e caprichos das ondas. “É preciso mar, ondas (maré não demasiado grande), uma prancha que ofereça estabilidade, um fato, gostar de água e vontade de levar porrada das ondas”; e, em função da deficiência do praticante, são necessários “mais ou menos acompanhantes de modo a que a segurança não seja posta em causa”, explica.

O empenho e a dedicação ao surf, que concilia com o basquetebol em cadeira de rodas, valeram-lhe a distinção inesperada de "Surfista do Mês" de Agosto prestada pela Associação Nacional de Surfistas e a MOCHE. “Foi uma grande surpresa. A Associação Nacional de Surfistas deu-me uma breve explicação para o facto de me terem escolhido. Segundo eles, quando me viram a apanhar ondas no evento, viram a atitude de um surfista normal a apanhar ondas, apenas com a diferença de não ter pernas”, revela honrado. 

Um caso raro de pioneirismo português


Contrariando o progresso anacrónico que caracteriza o desporto adaptado nacional, o surf foge à tendência, inovando a todos os níveis. O primeiro fato especificamente idealizado para praticantes com deficiência tem o carimbo lusitano da empresa Janga Revolt, da Figueira da Foz, assim como a primeira prancha adaptada, da autoria da XCult Surfboards, que foi desenhada para Nuno Vitorino, antigo nadador paraolímpico e fundador da SURFaddict, Associação Portuguesa de Surf Adaptado, precursora na área à escala europeia.

“É uma prancha muito leve e rápida com dois apoios para nos agarrarmos na parte da frente e antiderrapante na superfície. Estas adaptações estão optimizadas para quem surfa deitado, que não é o meu caso”, esclarece Hugo Maia.

                               

Para o atleta, a dinâmica gerada em torno da modalidade prende-se, sobretudo, com o factor cultural. “Temos um país com excelentes condições para o Surf e desportos aquáticos e o sucesso e adesão do primeiro evento Surf for All 2011 acho que teve muita influência nesta evolução”. E enfatiza. “São poucos os portugueses que não gostam ou não são apaixonados pelo mar”.

E será que o basket pode tirar ilacções do trabalho de promoção do surf? O basquetebolista e surfista lembra que os alicerces deste projecto não são de agora. “O surf já tem uma máquina promocional muito grande com base em grandes marcas e atrai grandes nomes como patrocinadores”. No entanto, assume que “as entidades responsáveis pelo BCR têm que se ajustar à realidade dos dias de hoje e divulgar o mais possível”. 

1 comentário:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=inYxXCDnTp4

    Mais uma das suas facetas, e tão brilhante como as outras.

    ResponderEliminar