quarta-feira, 29 de maio de 2013

Crónica de jogo: APD Braga repete triunfo frente à APD Sintra e está na final


Fruto de um desempenho impiedoso e quase irrepreensível, a APD Braga levou de vencida – mais uma vez – os Campeões em título APD Sintra, logrando a sua 3ª final consecutiva. 

Pela frente, os bracarenses encontraram um conjunto quase sempre impotente para travar as suas incursões ofensivas e o notável entrosamento táctico, que não escapava até aos olhos dos menos familiarizados com a ciência basquetebolística.

Fazendo jus às incidências, diga-se que a APD Braga nem sequer se viu obrigada a aquecer verdadeiramente os motores, já que a APD Sintra se exibiu muito aquém do que habituou as hostes do basquetebol em cadeira de rodas nacional.

Com alguma surpresa, Paulo Taborda e Ismael Levy, duas das peças mais importantes dos visitantes no capítulo do jogo interior, iniciaram o encontro no banco, ampliando o fosso competitivo face aos minhotos, motivados em dose dupla graças a uma assistência – que se arrisca a número recorde - também ela endiabrada no apoio manifestado.

Por isso, e porque a consciência do momento se aflorou nos atletas da casa, o parcial obtido no 1º período – 23-8 – permitiu à APD Braga jogar em desafogo até final, limitando-se a conter a reacção ténue e descontínua dos sintrenses. 

Aos cincos iniciais menos ortodoxos colocados em campo, some-se a tarde pouco inspirada de Pedro Gonçalves e Rui Lourenço, cujos lançamentos exteriores raramente surtiram efeito, complicando ainda mais a missão de inquietar a defesa eficaz dos bracarenses.


Assistiu-se então ao avolumar constante da vantagem da APD Braga, num jogo pobre em termos competitivos, salvo apenas pela moldura humana inebriante que marcou presença no Pavilhão Municipal de Ferreiros. Apesar do desnível qualitativo, ditando bem cedo quem seria o vencedor, o público foi recompensado com momentos de grande espectacularidade, com Márcio Dias a disparar 2 triplos e, do lado de Sintra, João Cardoso, a imitar o êxito numa ocasião.

Só no 4º período, a APD Sintra suplantou o seu adversário, atingindo um parcial de 10-8, numa altura em que o técnico da APD Braga, Ricardo Vieira, fez entrar os elementos do plantel com menos minutos. Nota de destaque para a presença da TV do Minho, que realizou a transmissão do encontro em livestreaming, e para o regresso à competição do atleta da APD Braga Henrique Sousa após longa paragem. Resultado final: 66-31

A APD Braga irá defrontar, na final, a APD Leiria, que protagonizou uma reviravolta na eliminatória diante o GDD Alcoitão, ao derrotar a equipa de Cascais no sábado e no domingo, 25 e 26 de Maio respectivamente.

Resultados das meias-finais Play-off:
APD Braga 2 APD Sintra 0 (vitórias por 65 – 49 e 66-31)
APD Leiria 2 GDD Alcoitão 1 (39-31 – favorável ao GDD Alcoitão; 55-44 e 77-47)

Ficha Técnica:

· Local: Pavilhão Municipal Ferreiros, Braga

· Data: 25 de maio, 17h00

· Parciais: 1º Período 23 – 08; 2º Período 17 – 04; 3º Período 18 – 09; 4º Período 08 – 10

· Árbitros: Gustavo Costa, José Almeida


APD Sintra: P, Gonçalves (7); J, Delgado; J, Cardoso (7); R, Lourenço (6); P, Fonseca – Cinco inicial

P, Dias (7); I, Levy (3); V, Monteiro (1)

APD Braga: M, Dias (31); A, Azevedo (16); F, Carneiro; J, Palmeira (7); S, Nogueira (4) – Cinco inicial

F, Costa (6); M, Vieira; M, Mendes; R, Mendes; H, Morgado (2); H, Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário