quarta-feira, 15 de maio de 2013

Taça de Portugal de Basquetebol em cadeira de rodas: APD Braga bateu a APD Sintra e arrecadou o o seu 1º título


Dia histórico vivido no Pavilhão Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa. A APD Braga suplantou, no domingo, 12 de Maio, a sua arquirrival APD Sintra por 58-47, na final da Taça de Portugal de Basquetebol em cadeira de rodas. 

Os minhotos lograram o 2 em 1: levaram para as suas vitrines o 1º título oficial na modalidade, quebrando a hegemonia das equipas do sul do país, e derrotaram o todo-poderoso conjunto da APD Sintra que, nos últimos anos, tirou “o pão da boca” aos bracarenses em várias ocasiões.



Márcio Dias – quem mais? – esteve à altura do que o momento lhe exigia e debelou o nervosismo da fase inicial da partida para surgir com outro discernimento e uma vontade inabalável de agarrar a vitória, na 2ª parte. 

Os 33 pontos que apontou são apenas a parte mais palpável de um desempenho que mirrou a esperança dos sintrenses.

Mas esteve longe de ser fácil.  Desprovidos de peças fundamentais face às épocas anteriores, casos de João Cardoso e Emanuel Alonso (ambos no GDD Alcoitão), a campeã nacional APD Sintra arregaçou as mangas e embasbacou a assistência com uma prestação lúcida, alicerçada no reconhecimento de que, do outro lado, morava uma equipa motivada pelo triunfo de 62 – 31, alcançado na meia-final do dia anterior perante a APD Leiria, e que dispõe de um leque de opções muito superior.


Pedro Gonçalves, treinador-jogador, e Rui Lourenço constituíram as maiores ameaças nos primeiros minutos, aliando à eficácia do tiro a capacidade de marcar o ritmo do jogo. No 2º parcial, os bracarenses sucumbiram à organização sintrense, que se viu reforçada no ataque por Paulo Taborda, responsável por 12 dos 16 pontos da equipa. Ao intervalo, o placard assinalava 29-23 favorável à APD Sintra.


Na 2ª parte, a história foi outra. Ricardo Vieira, técnico da APD Braga, procedeu a algumas alterações, surtindo particular efeito a pressão alta que pôs a nu a frágil condição física do conjunto da APD Sintra. Sem surpresa, a “remontada” materializou-se ainda no 3º período, despertando o público afecto a ambas equipas. Chegava a hora de dar um “empurrão” extra a quem testava os limites para erguer o “caneco”.

Com 41-36 a seu favor à entrada do último tempo, sentiu-se uma APD Braga com o norte esclarecido, rumo a um êxito que só por carambola lhe escaparia. Concentrados e determinados, os atletas da equipa nortenha contiveram o fôlego derradeiro – ampliando mesmo a vantagem - de uma APD Sintra que nunca deixou de querer, plasmando a sua atitude com a fibra dos grandes competidores. 

No final, vitória merecida da APD Braga - 58-47 -, após um encontro que dignificou o basquetebol em cadeira de rodas nacional.

Ficha de Jogo:

Pavilhão Municipal do Casal Vistoso, Lisboa

APD Braga (58):  4 – Márcio Dias  (33); 12 – Filipe Carneiro (7); 13 – Jorge Palmeira (2); 21
– Joaquim Silva (4) – cinco inicial

7 – Gabriel Costa (0); 8 – Manuel Vieira (0); 9 – Eduardo Gomes (6); 10 – Rafael Azevedo
(6); 14 – João Paulo (_); 18 – Ricardo Mendes (_); 23 – Sílvio Nogueira (0); 25 – Hugo
Morgado (_)

APD Sintra (47): 8 – Ismael Levy (4); 10 – Pedro Gonçalves (18); 12 - J. Cardoso (0); 13 – Rui Lourenço (8); 14 – Rui Nicolau (0) – cinco inicial
7 – Paulo Taborda (17); 9 – J. Monteiro (_); 11 – J.P. Delgado (0); 17 – Paulo Fonseca (_)

Parciais:

- 15 - 13
- 8 - 16
- 18 - 7
- 17 - 11

Árbitros:
João Silva e José Almeida
___________________________

FOTOS: Pedro Bártolo

Sem comentários:

Enviar um comentário