terça-feira, 4 de setembro de 2012

Espanha foi presa difícil para os EUA; quartos-de-final femininos jogam-se amanhã


Com a manutenção do 2º lugar do grupo A em mente, a Espanha tinha a árdua tarefa de derrotar os EUA, mas para azar daquela que é a equipa sensação do torneio, os americanos exibiram-se pela primeira vez no expoente das suas capacidades.

Jim Glatch apostou de início em Serio, Trevon Jenifer, Jason Nelms, Waller e Lade para atacar uma posição mais favorável no emparelhamento dos quartos, só que os espanhóis, com a moral em alta pela vitória arrancada frente à Turquia, fizeram finca-pé ao adversário, recusando o papel de outsider. Os primeiros pontos caíram para os EUA, por intermédio do base/extremo Jeremy Lade (10 pts, 4 ressaltos, 4 assistências, 1 roubo de bola), seguindo-se o cesto inaugural dos europeus através de Alejandro Zarzuela, que expunha a falta de altura americana nas zonas próximas do alvo.

Apesar de intenso o começo, seria apenas o prelúdio de um vendaval de basquetebol a dois – Jason Nelms (21 pts, 5 ast e 2 roubos de bola) e Muiño Gamez (15 pts, 3 ressaltos, 2 ast) entenda-se. A coqueluche americana assinou 8 pts no 1º tempo e Gamez, não querendo ficar atrás, disparou três vezes com sucesso, uma delas de 3 pontos, demonstrando que o escopo do seu jogo não é apenas distribuir a bola aos companheiros atiradores.

Com 15-14 favorável aos EUA, o 2º período viu uma Espanha sempre com raça, mas mais falível na concretização, impotente para fugir à pressão alta montada pelos americanos  e a sucumbir às investidas de Joshua Turek (13 pts, 1 ressalto), extremo/poste do Getafe, que apontou 10 pts no período; bem secundado por Nelms, autor de 6 pts.

Ao intervalo, o resultado pintava um retrato justo dos acontecimentos, assinalando 34-24 para os americanos. Aparentemente incapaz de encetar a remontada, os espanhós voltaram a mostrar fibra, como ninguém atrevo-me, e, apesar da tentativa americana em escapulir-se em definitivo, Garcia Moreno (7 pts, 5 ressaltos, 2 ast) Zarzuela (8 pts, 5 ressaltos, 3 ast, 1 roubo de bola) e David Mouriz (7 pts, 4 ast), com um triplo no soar da buzina, impediram que a vantagem americana subisse de modo irregressível – 50-39.

No quarto período, os pupilos de Oscar Trigo mordiscaram a hegemonia americana na partida, através de dois triplos nas primeiras duas posses de bola, por De Paz Pazo (11 pts, 3 ressaltos, 5 ast, 2 roubos de bola) e Muinõ Gamez. O aperto foi sentido pelos americanos e Jim Glatch lançou de novo Nelms e Lade, intocáveis neste conjunto, contendo com êxito a vontade espanhola em levar mais do que orgulho deste encontro. Ainda assim, o parcial saldou-se positivo para os europeus (16-13). No final, vitória dos EUA por 63-55.

Outros jogos

A Grã-Bretanha bateu o Japão (71-55) e foi a última equipa do torneio masculino a apurar-se para os quartos-de-final.  O Canadá derrotou a Colômbia por 68-42 num jogo que nada decidia, nas contas do grupo B, e a Austrália, tal como o Canadá, terminou a 1ª fase sem saber o que é perder, vencendo a Itália por 68-48. Fechada a fase de grupos, eis o alinhamento dos quartos-de-final a serem disputados na quarta-feira:

Alemanha-EUA
Turquia-Grã-Bretanha
Canadá-Espanha
Austrália-Polónia

No quadro feminino, a Grã-Bretanha perdeu diante o Canadá – 50-67 -, enquanto os EUA vergaram a China por  68-65. Os quartos-de-final jogam-se amanhã.

Jogos em destaque no dia 6

Quartos-de-final femininos

Australia-Mexico – 13:00

Holanda-China – 15:15

Alemanha-Grã-Bretanha – 19:00

EUA-Canadá – 21:15

Sem comentários:

Enviar um comentário