domingo, 2 de setembro de 2012

Rollers demasiado fortes para espanhóis carimbam passagem aos quartos



Foto: Basketball Australia
Como se previa, a Espanha foi ultrapassada por uma Austrália que não é do seu campeonato. Uma entrada de rompante na partida proporcionou aos australianos uma vantagem que chegou a ser de 12 pontos no 1º período. 

E se na defesa a armada espanhola acabou por conseguir manietar o caudal ofensivo dos detentores do título olímpico, com Shaun Norris (25 pts, 6 ressaltos e 5 ast) e Justin Eveson (17 pts, 8 ressaltos, 7 ast e 1 roubo de bola) endiabrados, cedo a Austrália compreendeu que a debilidade do conjunto europeu residia no ataque.

Diego de Paz Pazo, Alejandro Zarzuela e Garcia Moreno eram os rostos do desacerto com percentagens de concretização embaraçosas na equipa comandada por Oscar Trigo. Ainda assim, os espanhóis reduziram para 5 a diferença, muito por culpa de Asier Garcia Pereiro que saltou do banco (6 ressaltos, 2 ast e 1 roubo de bola) para anotar 6 dos seus 23 pontos nos últimos cartuchos do 1º quarto – 15-25.

A entrada do poste que serve as cores do CID Casa Murcia Getafe também trouxe agressividade e centímetros à defesa espanhola, todavia incapaz de sorver os recursos ofensivos dos australianos, seguramente a selecção que melhor alia virtuosismo com trabalho em equipa no torneio paralímpico. O começo do 2º período voltou a fazer sonhar os espanhóis que, por meio do base Munio Gamez numa situação de 2+1 seguida de mais 2 pontos de Garcia Pereiro, igualaram o marcador a 20.

Contudo, e sem trair os seus fundamentos, os Australianos sacudiram a pressão adversária através de um parcial de 9-0, com Norris a anotar os 9 pontos. Depois, em piloto automático, os campeões paralímpicos geriram o ritmo do encontro, beneficiando de um banco abundante em qualidade e de uma harmonia dentro de campo que só se atinge pelos muitos anos de entrosamento. Igualmente notável a prestação dos jogadores de pontuação baixa* aussies, em particular Michael Hartnett, um autêntico guerreiro a abrir caminho para os bombardeiros da sua equipa. Resultado final: 75-59. A Austrália está nos quartos de final. 

Parciais

20-15
24-12
16-23
15-9

Outros jogos

No dia de hoje, de salientar na competição masculina o apuramento do Canadá que vergou a Polónia por 83-65. Patrick Anderson brilhou novamente ao amealhar 34 pontos, 9 ressaltos, 12 assistências e 3 roubos de bola. Os alemães também celebraram a conquista de uma vaga nos quartos-de-final, superiorizando-se ao Japão, numa partida em que os nipónicos foram resilientes e só claudicaram já a meio do 4º período.

Falando no feminino, as americanas garantiram a presença nos quartos, batendo o México – 67-33, enquanto as britânicas arrecadaram o primeiro triunfo, sobre o Brasil por 42-37. No duelo mais aguardado da jornada, o Canadá venceu a Austrália – 57-50. China e Alemanha estão na próxima fase. As germânicas ganharam por 76-32 à França e as chinesas, embora tenham folgado esta jornada, selam a passagem aos quartos fruto da vantagem no confronto directo com o México.

Jogos em destaque no dia 4

Masculino

Alemanha-Canadá – 20:15
Austrália-EUA – 19:00
Espanha-Turquia – 20:45

Feminino
Alemanha-China – 10:45
Holanda-Austrália – 21:15

* No basquetebol em cadeira de rodas, cada jogador é classificado em função da sua deficiência entre 1 e 4.5. O somatório dos 5 jogadores em campo não pode exceder os 14 pontos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário